Casa Espiritual: 5564-5115   |  Casa Assistencial: 5562-3310   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Origem da Casa de Bezerra
Dirce A. P. Santos

Relato de uma das fundadoras, sra. Dirce A. P. Santos:  

Para se falar na Casa de Bezerra, deve-se primeiro falar de Dona Noemia, a fundadora da casa.
Dona Noemia Quicoli Martinelli é uma criatura que teve como missão, ou melhor, tarefa, abrir núcleos espíritas ligados à Evangelização do ser humano. Isto lhe foi passado quando ela foi ao Grupo Socorrista Maria de Nazaré, pela 1ª vez.
Passou pela orientação, pelo tratamento e Dona Tirzah já a encaminhou para trabalhar e para fazer o curso de Aprendiz do Evangelho.

Em sua avaliação espiritual para Passagem de Grau do curso, foi visto que ela teria compromisso nessa área: e assim foi.

Todos os Aprendizes são orientados à prece diária, cúpula de proteção, Evangelho no Lar e foi aí que tudo começou. Dona Noemia implantou o Evangelho em seu lar, como era sozinha e estava feliz por ter encontrado um lenitivo e principalmente um verdadeiro sentido para sua vida, começou a convidar as vizinhas para participarem e conhecerem a Boa Nova e eu, fui uma delas. Vieram a Mina, a Olga, a Eva, a Izabel, a Lourdes, a Maria José, a Dona Lola que havia perdido o marido e estava inconformada e mais alguns irmão de Turma da Dona Noemia no Maria de Nazaré como o Moacir, a Meroslava e mais alguns.

Assim, todas as 3ªs feiras nos reuníamos às 14:30h na sala da Dona Noemia para o Evangelho no Lar.

Todos que ali estavam tinham motivos para se interessar pela ajuda que encontrávamos em forma de consolo, orientação e ensinamentos, pois tudo que Dona Noemia nos transmitia através do que aprendia, nos enchia de curiosidade e esperança, vindas do Evangelho de Jesus, mesmo porque o que se conhecia de espiritismo era totalmente diverso do que Dona Noemia nos ensinava.
Foi então crescendo em nós, simples donas-de-casa, a vontade de poder participar de uma Casa como a que Dona Noemia freqüentava, que pudesse nos trazer de forma simples, com palavras fáceis de assimilação, todos os ensinamentos que ela estava tendo. Surgiu então a idéia da formação desta Casa, tendo Dona Noemia como fundadora.
Em princípio ela se recusou achando-se incapacitada, mas depois dói conversar com Dona Tirzah e esta lhe lembrou do exame espiritual que já havia mostrado a tarefa a cumprir, dizendo que o Grupo Socorrista Maria de Nazaré daria todo o apoio necessário.

A Maria José deu a idéia de irmos juntando economias para podermos alugar algum lugar para iniciarmos o trabalho e trouxe uma caixa de sapatos para colocarmos as sobras do dinheiro da feira.

Por "coincidência" Dona Lola tinha uma garagem desocupada e ofereceu o local para alugarmos. Foi a maior festa. Nos juntamos na faxina e no dia 21/04/1979 houve uma reunião na casa dos vizinhos. Leonor e Wilson (num salão de festas) e foi fundado o Grupo.
Antes desta reunião Dona Noemia havia pedido que nos ligássemos ao Mentor para sabermos qual nome a Casa teria e por intuição, pelos objetivos que Dona Noemia tinha que eram assistência material e o trabalho com os irmãos carentes, recebemos o nome Grupo Socorrista Bezerra de Menezes (Ele não se intitulou doutor) mas por respeito ao grande espírito que ele foi como médico e amigo dos necessitados ficou: GRUPO SOCORRISTA DR. BEZERRA DE MENEZES.
Sua humildade, amor e disciplina são os lemas de nossa Casa.

Os trabalhos iniciaram dia 09/07/1979.

Na reunião de fundação do Grupo, Dr. Bezerra nos deu uma mensagem dizendo que a partir daquela data seriamos seus enfermeiros e, portanto todo aquele que se incorpora no Grupo também o é.

Nossa primeira Casa era na Rua Luiz Carlos Paraná e nós dividíamos a garagem com cortinas, como provadores de loja de roupas femininas. Tínhamos um espaço para sala de palestras, espaço para P2 e CH e a cozinha anexa era para P1 e P3A. Nesta fase ainda não tínhamos P3B.

Logo a casa ficou pequena e precisamos alugar uma maior. Esta era na Rua Ubaldo Franco Caiubi e aí começamos a Evangelização Infantil para favelados. Foi um trabalho muito difícil, mas gratificante. As primeira evangelizadoras eram filhas de trabalhadores e o amor e união que havia entre elas e pelo ideal fez esse trabalho crescer ainda mais. Novamente tivemos que mudar. E mudamos para a Casa a qual estamos até hoje que já é sede própria graças ao empenho de todos durante muitos anos.

Aqui nossa Escola de Aprendizes do Evangelho cresceu muito e a Evangelização Infanto- Juvenil também. Teve época que não tínhamos salas para tantas crianças e algumas evangelizadoras davam aula no quintal de terra debaixo de uma árvore que no Natal se transformava em árvore de natal.

Hoje nossa casa está aí firme e forte com os Trabalhos Espirituais socorrendo todos os necessitados nas dores morais, físicas e espirituais, os Trabalhos Assistenciais que hoje já são feitos na Casa Assistencial também ajudando aos necessitados através da distribuição diária de sopa, lanches aos sábados e macarronada aos domingos, atendimento médico e odontológico, distribuição de medicamentos, e ainda temos o Clube de mães que distribui enxovaizinhos de bebê e ensina as mães a fazê-los, a Alfabetização de Adultos e Grupo Fraternal de Apoio a dependentes químicos.

Esta é a nossa casa que nasceu de uma simples reunião de donas-de-casa em torno do Evangelho no Lar que alicerçou seus integrantes no amor para que pudessem concretizar a parte material com muita humildade, com uma simples caixa de sapato, onde depositavam mais do que moedas, mas a esperança de poder compartilhar tudo que aprendiam com o maior número de pessoas possível.

E assim a Nossa Casa de Bezerra hoje com Amor, Disciplina e Humildade vai cumprindo seu papel em benefício desta comunidade, neste canto do Planeta Terra.

Casa Assistencial: Rua Imã, 79 - Jd. Prudência - SP - telefone: 11 5562-3310
Casa Espiritual: Av. Cel. Francisco Julio Cesar Alfieri, 184 - Jd. Prudência - SP - telefone: 11 5564-5115